Blog dedicado a Portuguesa Carioca!

Volte sempre para saber notícias do clube da Ilha do Governador, clube tão tradicional do futebol Carioca.

Telefone do clube 2462-3133.


sábado, 30 de abril de 2011

Encerrando a 1ª fase, Lusa fica no 3ª empate consecutivo

Fechando a 1ª fase do Estadual da segundona, a Lusa enfrentou, na tarde deste sábado, o CFZ no Recreio do Bandeirantes e empatou por 2 a 2.

Com a classificação assegurada para a 2ª fase, o técnico Luzinho Rangel escalou um time misto, com a maior parte formado por reservas.

O primeiro tempo foi morno, as equipes pouco arriscavam. O CFZ chutava de fora da área e apostava nas jogadas aéreas enquanto a Lusa tocava mais a bola.

Aos 12 minutos de jogo, Tic cabeceou com perigo, mas a zaga Lusitana afastou. Pouco depois, foi a vez do time da Ilha assustar: toque de calcanhar de Allan Jr para Maycon que bateu pra fora, tirando tinta da trave.

O primeiro gol da partida, nasceu de uma cobrança de falta aos 35 minutos do 1º tempo. Thiago cruzou da direita e Rafinha marcou de cabeça para o CFZ.

A resposta Lusitana não demorou. Na saída de bola, falta a favor da Portuguesa na entrada da área. Renanzinho, em cobrança perfeita, bateu no ângulo esquerdo do goleiro Filipe, do CFZ, e empatou a partida.

A Portuguesa virou o jogo logo no começo da etapa final. Aos 5, lançamento para Paschoal que tocou na saída do goleiro, fazendfo 2 a 1 para o time Insulano.

O CFZ não se entregou e mais uma vez fez seu gol resultado de uma bola parada. Aos 18, Tic cobrou escanteio e André Norat, de cabeça, deixou o placar igual no Recreio.

A partir daí, o jogo não teve grandes oportunidades de gol, a não ser por uma bela cabeçada de Jéferson, aos 44 minutos do 2º tempo, que o goleiro Leonardo fez excelente defesa.

Com o 3º empate consecutivo, a Portuguesa chega aos 28 pontos, encerrando sua participação na 1ª fase do Estadual na 4ª colocação, classificada para a 2ª fase.

Ficha Técnica:

CFZ 2 x 2 Portuguesa

Local: Antunes - Recreio dos Bandeirantes
Dia: 30/04/11 - 15h30

Árbitro: Márcio Mendes Cabral
Assistentes: Marcos Sivolella do Nascimento e Marcelo da Silva Cardoso

Gols: Rafinha e André Norat (CFZ) e Renanzinho e Paschoal (POR)

CFZ:
Filipe, Abrantes (Maicon), Diego, Tatuí e Renan; Thiago, Thiaguinho, Souza (André Norat) e Rafinha; Jéferson e Tic.
Técnico: Marcelo Marelli

Portuguesa:
Leonardo, Anderson, Pedrão, Haroldo e Bernardo; Leonardo Rodriguies, Luan, Maycon (Fábio) e Renanzinho (Rodrigo Nunes); Alan Junior (Quilder) e Paschoal.
Técnico: Luizinho Rangel

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Portuguesa bobeia e cede o empate ao Cardoso Moreira

Já classificada, a Lusa Carioca enfrentou na tarde desta 4ª feira o Cardoso Moreira pela penúltima rodada da 1ª fase do Campeonato Carioca da série B e ficou no empate por 1 a 1, no Luso Brasileiro.

Em um jogo morno, a Lusa detinha maior posse de bola e passou boa
parte da 1ª etapa rondando a área adversária.

Porém, quem chegou primeiro com maior perigo foi o Cardoso Moreira. Logo aos 5 minutos, Nego chutou da entrada da área e o goleiro Léo fez boa defesa, colocando
para escanteio.

Aos 12, foi a vez da Lusa assustar. Jogada em velocidade de Jhonathan, que chutou rente à trave esquerda do goleiro Erisvan.

A Portuguesa abusava de perder gols. Aos 26, a bola sobrou limpa para Jéfferson que chutou fraco.

Já no fim dos primeiros 45 minutos, o Cardoso chegou com perigo: Fred chutou forte de fora da área e a bola só parou no travessão.

No minuto seguinte, Jhonathan avançou pela direita, mas adiantou demais a bola e chutou em cima do goleiro.

Encerrando o 1º tempo, a Lusa desperdiçou mais uma chance de abrir o placar. Em cobrança de falta despretensiosa pela direita, quando todos esperavam um cruzamento, Alan Fernandes bateu direto e obrigou o goleiro do time de Cardoso Moreira a fazer difícil defesa.

Veio o 2º tempo e a Lusa voltou com disposição para abrir o placar e foi o que aconteceu logo aos 4 minutos. Digão recebeu passe da direita e, com um belo chute forte de fora da área, fez 1 a 0 para a Portuguesa.

O Cardoso buscava o empate. Em cruzamento na área Lusitana, a zaga não subiu e Fred cabeceou, mas Léo defendeu sem dar rebote.

Aos 30 minutos, o goleiro visitante saiu mal do gol e a bola sobrou para Mineiro, que cruzou para Digão que, somente com um zagueiro a sua frente, cabeceou para fora.

Cinco minutos depois, falta a favor do Cardoso Moreira que Léo colocou para escanteio, na cobrança do córner, confusão dentro da área do time insulano e Bahia desviou para o gol. A defesa Lusitana tentou tirar, mas a bola já havia entrado por completo.

Já no final do jogo, Jofre, em cobrança de falta da meia lua, levou perigo ao adversário, mas a bola foi pela linha de fundo.

Com o resultado, a Lusa chega aos 27 pontos e enfrenta o CFZ neste sábado, às 15h30, encerrando a 1ª fase.

Ficha Técnica:

Portuguesa 1 x 1 Cardoso Moreira

Local: Luso Brasileiro

Data: 27/04/11 - 15h30

Árbitro: Sérgio Mantovani Cerqueira

Assistentes: Marcelo Braz Mariano e Daniel do Espírito Santo Parro


Gols: Digão (POR) e Bahia (CAR)

Portuguesa:

Léo, Fábio, Alan Nicácio, Cauê e Alan Fernandes (Mineiro); Pedrão, Willian, Anderson (Jofre) e Digão; Jéferson e Jhonathan (Paschoal);

Técnico: Luzinho Rangel


Cardoso Moreira:
Erisvan, Beto (Zoio), Muniz, Thiago e Eudes; Sapinho, Ícaro, Bita (Panda) e Demilson (Bahia); Nego e Fred.

Técnico: Silvestre Ciríaco.


Pelos juniores, a equipe do Cardoso Moreira não compareceu e com isso, a vitória foi declarada à Portuguesa Carioca pelo placar de 3 a 0.

Segundo informações do próprio presidente do Cardoso, José Armando Ribeiro Barreto, que esteve presente no Luso Brasileiro, o ônibus que trazia os jogadores de juniores e dos profissionais quebrou perto de Campos dos Goytacazes e somente os atletas profissionais puderam chegar à Ilha do Governador. Todos vieram de carro.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Geral da Lusa #3

Hoje (26/04) , dia do goleiro, postarei a entrevista do goleiro Lusitano, Léo, para a coluna Geral da Lusa.

Leonardo de Mattos - goleiro profissional da Portuguesa Carioca

Blog: Depois da derrota na estreia com um time muito desfalcado e jovem, qual foi a maior evolução que a Portuguesa teve no decorrer da competição?

Léo: Aquele jogo foi um episódio a parte, logo em seguida os jogadores foram chegando e bem recebidos. Acho que a maior evolução do nosso time foi o grupo forte que nós formamos, sai um jogador, entra outro e a qualidade da equipe continua a mesma, não existe vaidade entre nós. Então, sem dúvidas a maior evolução da Portuguesa foi formar um grupo forte e unido.

Blog: Você considera que a Portuguesa chega para a 2ª fase sem o peso de ser considerada uma das favoritas para subir mesmo depois da boa campanha, já que todos comentam muito sobre a possível ascensão de Friburguense e Sendas?


Léo: Não. Considero que temos grandes chances de subir de divisão, assim como todos os outros times que disputarão a segunda fase. Não vejo favoritismo no Sendas e no Friburguense, todos os times que se classificarem vão ter todas as condições de subirem para a 1° divisão.

Blog: Seu contrato se encerra em Agosto, em relação a renovação, já foi conversado algo do tipo?

Léo: Nao, ate agora ninguém me procurou oficialmente pra falar sobre o assunto.

Blog: Qual o maior ponto positivo da Lusa nessa 1ª fase e o que o time tem que melhorar pra conseguir subir para série A?

Léo: O ponto positivo foi formar um grupo forte, que tem jogadores a altura pra substituir qualquer um que tenha que sair da equipe, e a cada dia que passa nosso time melhora um pouco, aprimora a parte física e parte técnica, se continuarmos nessa evolução com certeza teremos grandes chances de subir.

Blog: Qual a importância da torcida, mesmo para um clube considerado pequeno como a Lusa?

Léo: A torcida é fundamental, é o nosso combustível. A melhor sensação do mundo é você entrar em campo, ouvir, ver sua torcida gritando, torcendo por você, te apoiando sempre que precisa, seja ganhando ou perdendo, ver todos vibrando quando marca um gol... Enfim, a torcida com certeza é mais um jogador a nosso favor, pois sempre está nos apoiando e isso é muito importante pra nós. Espero que continuem indo aos jogos e nos apoiando, pois pra nós, jogadores, não tem coisa melhor!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

JUNIORES - Portuguesa arranca vitória fora de casa

Neste sábado, a Lusa enfrentou o Tigres, dominou o jogo na maior parte do tempo e saiu de Xerém com a vitória de 1 a0 sobre os mandantes.

Logo aos 5 minutos, a Lusa chegou com perigo com Wilian chutando pra defesa do goleiro. Aos 8, em jogada pela direita, Bruninho cruzou com perigo, mas a zaga afastou.

O jogo a partir daí equilibrou, o Tigres esboçou uma reação e aos 21 minutos, numa falha da defesa da Lusa, quase abriu no placar, mas o bom goleiro Douglas salvou.

A Portuguesa voltou a dominar o jogo e o gol parecia questão de tempo. Willian em bela cabeçada carimbou o travessão.

Aos 30 minutos Bruninho, lançou Willian que penetrou livre e acertou novamente o travessão da meta defendida pelo goleiro do Tigres, Uanderson.

E o prometido gol da Lusa acabou não acontecendo no primeiro tempo.

Veio a segunda etapa e o gol que insistiu em não sair no primeiro tempo, aconteceu logo no início do segundo, numa bola rebatida o atacante Henrique apareceu livre na área, desviou do goleiro e marcou : Lusa 1x0.

A Portuguesa continuou melhor e poderia ter feito um placar elástico, mas continuou desperdiçando muitas oportunidades.

Por volta dos 30 minutos, um jogador da equipe do Tigres caiu no gramado com dificuldade respiratória e o jogo foi paralisado para o atendimento do atleta. Os jogadores dos dois times, solidários com o colega, tiraram as suas camisas para abanar o atleta estirado no campo.

Felizmente, tudo não passou de um susto. O jogador foi substituído, recebeu atendimento médico na ambulância que estava no local e, conforme informações, se encontra bem e consciente.

A partir daí, os jogadores dos dois times pareceram sentir o drama do amigo e o jogo esfriou.

No final, mais uma vez valeu para a Lusa, os 3pontos conquistados na casa do adversário.

Ficha Técnica:

Tigres 0 x 1 Portuguesa

Local : Estádio Los Larios
Dia:23/04/11 - 13h15

Gol: Henrique (POR)

Árbitro: Aleksandro Ismael
Assistentes: Gabriel da Silva Miranda e Carlos Eduardo Lisboa.

Tigres:
Uanderson, Tálisson, Jeanderson, Fanuel e Luis; Ualace, Fernand, Wallace e Fhilipe; João e Rubens (Entraram Igor e Rodrigo)

Portuguesa:
Douglas, Felipe, Arjoalace, Carlos e Jonatas; Arthur, Jeferson, Ronan e Brininho; Henrique e Willian (Entraram Yan, Vitor e Jocinei).

Por Sergio Henrique

sábado, 23 de abril de 2011

Lusa fica no empate com o Tigres

Jogando fora de casa e com a classificação assegurada, a Portuguesa enfrentou o Tigres do Brasil em Xerém e ficou no 1 a 1.

A Lusa começou melhor, tinha mais volume de jogo e criava mais oportunidades de gol. Logo aos 3 minutos, o lateral direito Davenilson chutou de fora da área por cima da meta do goleiro do Tigres assustando o time mandante.

Um minuto depois, a Portuguesa marcou com Alan Júnior, mas o árbitro assinalou impedimento e anulou o gol Lusitano.

O time da Ilha pressionava a saída de bola do Tigres e aos 9, o goleiro Hugo saiu jogando mal, Alan Jr recuperou a bola, mas chutou em cima do arqueiro adversário. No rebote Mineiro bateu na zaga.

Antes da parada técnica, o Tigres apareceu bem assustando os torcedores Lusitanos que compareceram em bom número ao Estádio De Los Larios. A bola sobrou livre para Marcelinho que chutou, mas o goleiro Léo fez excelente defesa espalmando para fora.

A Lusa tirou o pé do acelerador e o Tigres se aproveitou. Aos 27 minutos do 1º tempo, William cruzou da esquerda e Marcelinho cabeceou no ângulo, fazendo 1 a 0 Tigres do Brasil.

No último minuto da etapa inicial, Anderson - que entrara no lugar de Davenilson, machucado- bateu bela cobrança de falta que parou no travessão, graças ao desvio do goleiro Hugo, do Tigres.

No segundo tempo a Portuguesa voltou disposta a arrancar o empate, enquanto o time de Xerém tentava manter o resultado a todo custo.

A pressão era Lusitana. Aos 5, Mineiro chutou do bico da grande área, o goleiro espalmou pra fora e na cobrança de escanteio, o zagueiro Alan Nicáceo pegou e rebote e obrigou o goleirão Hugo a trabalhar mais uma vez.

O Tigres só veio levar perigo pela 1ª vez na etapa final aos 21, quando Yuri chutou e mais uma vez o goleiro Lusitano apareceu bem na partida.

O gol de empate do time Insulano veio aos 29, quando Jhonathan sofreu pênalti do volante Tiago e na cobrança Anderson bateu bem, deixando o placar igual em Xerém.

A Lusa arriscava de todas as maneiras para buscar a virada. Pedrão, de cabeça, quase marcou o 2º gol da Lusa e aos 47, Alan Fernandes bateu de fora da área e o goleiro Hugo defendeu em 2 tempos.

Com o resultado, a Portuguesa chega aos 26 pontos e a classificação para a próxima fase assegurada com 3 rodadas antes do término da 1ª fase.

Ficha Técnica:

Tigres do Brasil 1 x 1 Portuguesa

Local: Los Larios - Xerém

Dia: 23/04/11 - 15h30


Árbitro: Diego da Silva Lourenço

Assistentes: Diego Luiz Couto Barcelos e Igor Bertozzi de Aquino Mattos


Gols: Marcelinho (TIG) e Anderson (POR)


Tigres:

Hugo, Luiz Alberto (Daniel Reyes), Pedro (Itaqui), Fernando e Augusto; Tiago, Jefinho, Fabinho e Ivan; Yuri e Marcelinho (Welton)

Técnico: Emanoel Filho


Portuguesa:
Léo, Davenilson (Anderson), Cauê, Alan Nicáceo e Jofre; Pedrão, William, Mineiro (Alan Fernandes) e Digão; Alan Jr e Givaldo (Jhonathan).

Técnico: Luzinho Rangel


Nesta quarta feira, 27 de Abril, a Lusa enfrenta o Cardoso Moreira, em casa, às 15h30.

Pelo juniores, a Lusa venceu pelo placar mínimo, assegurando mais 3 pontos na classificação.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Geral da Lusa #2

GERAL DA LUSA

Anderson Kunzel - Jogador profissional da Portuguesa Carioca -

Blog: Anderson aonde você deu os primeiros chutes no futebol?

Anderson: Comecei no futsal em Oswaldo Cruz, depois fui para o Botafogo, mas acabei não ficando devido a falta de dinheiro para as passagens. Cheguei à Portuguesa em 2005, no infantil.


Blog: O que você está achando do trabalho da nova diretoria?

Anderson: Não gosto de comentar sobre isso, mas acredito que a nova diretoria está tentando fazer o melhor para o clube. Estão estruturando as categorias de base, o que é muito importante.

Blog: É bem visível que o time profissional da Lusa conta com vários atletas jovens, não é?

Anderson: De fato, tem eu, o Davenilson, os irmãos Cauê e Tauan, o
Renan, entre outros.

Blog: A Portuguesa conta agora com 3 torcidas. Qual a importância deste crescimento de torcedores para vocês jogadores?

Anderson: A nossa torcida é fundamental. Eu tenho mais contato com a Brava Raça, que me parece ser a mais antiga. Mas todas são muito importantes para nós. Quando viajamos e olhamos para a arquibancada e vimos aqueles torcedores que deixaram suas casas e seus afazeres por amor ao time, isto nos deixa muito motivados e nos dá um gás extra para corrermos em busca da vitória.

Blog: A Lusa, no começo do ano, não tinha muitas aspirações no campeonato, foi formada as pressas. A que se deve essa campanha tão boa da Portuguesa, surpreendendo a todos?

Anderson: Bom, estava realmente difícil no início do ano,
mas os jogadores que vieram só somaram o grupo, muitos fatores ajudaram, mas o empenho e a união do grupo foi fundamental.

Blog: Daqui pra frente, a Lusa tem a 2º fase, formada com os melhores se times da competição, o que se pode esperar do time da Portuguesa?

Anderson : Um time brigador, raçudo, equilibrado, competitivo e preparado pra brigar pelo campeonato. Mostramos nessa primeira fase a nossa força contra os times mais fortes. Dos classificados, perdemos somente para 2 (a primeira que foi uma covardia contra o Friburguense, já que não tinhamos base, a média de idade do time estava em 19 anos, só tínhamos 3 jogadores no banco, sendo que 1 deles estava machucado) e contra o Ceres lá na casa deles.

Recado do Anderson:
Muito obrigado por ter essa força de vontade de acompanhar a Lusa. Quero agradecer aos torcedores que nos apoiam e estão presentes em todos os jogos gritando e empurrando o time, quero que todos os jogos possam estar presentes em massa, ainda mais nessa fase. Vamos fazer história juntos!

Por: Sergio Henrique e Aline Farias

quinta-feira, 21 de abril de 2011

JUNIORES - Portuguesa vence Quissamã e se aproxima da classificação

Jogando no Luso-Brasileiro, a Portuguesa conseguiu uma boa vitória sobre a esforçada equipe do Quissamã.

A Lusa começou a partida sabendo que tinha que aproveitar o mando de campo e buscar a vitória que lhe deixaria bem perto da classificação para à próxima fase. Mas quem chegou primeiro foi o adversário que, aos 4 minutos, finalizou com perigo.

Aos poucos, o time júnior da Portuguesa foi tomando conta do jogo. Até
que aos 21 min da primeira etapa, o meia Bruninho tabelou com
Willians, limpou a jogada e, da entrada da área, marcou um belo gol. Lusa 1 x 0.

A equipe de Quissamã se vendo dominada passou a apelar para a violência, e assim, logo teve um jogador expulso.

Aos 41 minutos do 1º tempo, Bruninho, recebeu na área, se livrou da marcação, e marcou outro belo gol. Portuguesa 2x0.

No 2º tempo, a Lusa voltou com a mesma disposição e partiu com tudo para ampliar o placar, mas perdia muitos gols.

Aos 5 minutos, o zagueiro Elvis que vinha bem no jogo, deu um carrinho na
lateral do campo, e acabou levando o 2º amarelo e sendo expulso.

A Portuguesa, mesmo perdendo a vantagem de ter um jogador a mais, continuou a dominar o jogo e a perder gols.

Aos 20, Bruninho invadiu pela esquerda, cruzou para o atacante Wllian que penetrou livre pelo lado direito, mas, sem goleiro, finalizou para fora.

Como sempre, o placar de 2x0 se mostrou traiçoeiro: o time do Quissamã diminuiu o placar aos 34 minutos, cresceu no jogo e partiu em busca do empate.

O atacante da Lusa Wallace, que acabara de entrar no lugar, de Willian perdeu outro gol feito quando tinha tudo para matar o jogo.


O jogo que dava sinal de goleada e passeio, se tornou uma dura batalha para não ceder o empate.

No final o jogo se tornou dramático, mas o resultado foi a importante vitória Lusitana por 2 a 1.

Ficha técnica:

Portuguesa 2 x 1 Quissamã

Local: Luso Brasileiro
Dia:20/04/11 - 13h15

Gols: Bruninho (2x) (POR)

Árbitro: Rodrigo Rinaldi
Assistentes: Agnaldo Adolfo e Eliéser Arsênio Onorio.

Portuguesa:
Douglas, Felipe, Élvis, Caio e Jonatan; Arthur, Jeferson, Ronan (David) e Bruninho; Henrique (Vitor) e Willian (Wallace)
Técnico: Robertinho

Quissamã:
Patrik, Mateus, Lucas, Sergio Luis e Vinícius; Jhonny, Igor, Yuri(Lucas) e Natanael; Hugo e Artur (Felipe)
Técnico:Marcelo Francisco

Por: Sergio Henrique

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lusa vence Quissamã e assegura sua classificação

Jogando em casa, pela 8ª rodada do returno, o time da Ilha venceu o Quissamã por 2 a 1 e assegurou sua classificação à próxima fase da competição. A Portuguesa chegou aos 25 pontos, mantendo a 5ª colocação.

O jogo que valeu a classificação Lusitano pode ser resumido em apenas 5 minutos de futebol.


O 1º tempo foi sem muitas oportunidades de gol, não se diferenciando da etapa final. As equipes pouco arriscavam e tocavam a bola no meio de campo, sem objetividade.

Aos 36 da 1ª etapa, a situação da partida parecia mudar. Digão fez belo lançamento para Mineiro que tocou na saída do goleiro fazendo 1 a 0 Portuguesa.

Dois minutos depois, aos 38, falta pelo setor esquerdo a favor dos visitantes. Na cobrança, Cleiton desviou de cabeça empatando a partida.

Mas, o Quissamã não comemorou o empate por muito tempo, pelo contrário, aos 39 minutos do 1º tempo, Alan jr roubou a bola na intermediária e bateu cruzado, colocando novamente a Lusa à frente no marcador.

O 2º tempo foi ainda mais parado do que a etapa inicial. A melhor e única chance de gol foi Lusitana, aos 13 minutos, contra-ataque da Lusa e Alan jr, livre, chutou por cima da meta do goleiro Ricardo.

No mais, um jogo pouco movimentado, mais que para a Lusa serviu para carimbar seu passaporte à próxima fase.

Ficha Técnica:

Portuguesa 2 x 1 Quissamã

Local: Luso Brasileiro - Ilha do Governador
Dia:20/04/11 - 15h30


Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Júnior

Assistentes: Flávio Manoel da Silva e Ivan Silva Araújo


Gols: Mineiro e Alan Jr (POR) e Cleiton (QUI)


Portuguesa:

Léo, Davenilson (Anderson), Cauê, Alan Nicáceo e Jofre (Alan Fernandes); Pedrão, William, Mineiro e Digão; Alan Jr (Luan) e Givaldo.
Técnico: Luzinho Rangel

Quissamã:

Ricardo, Diguinho (Cabeça), Lacraia, Douglas e Maxwell (Madson); Juninho, Elias, Cleiton e Cielio (Willian); Ricardo Cruz e Catitu.

Técnico: Marcelo Carioca


A próxima partida da Portuguesa Carioca será nesta sábado, dia 23/04, às 15h30, em xerém contra o Tigres do Brasil.

sábado, 16 de abril de 2011

Portuguesa vence fora de casa e se aproxima da classificação

Jogando pela 7ª rodada do returno, a Portuguesa foi a Saquarema enfrentar o Sampaio Corrêa e surpreendeu os mandantes, vencendo por 2 a 1.

Com o resultado positivo, a Portuguesa chega aos 22 pontos mantendo a 5ª colocação e abrindo 6 pontos do 6º colocado, praticamente se classificando à próxima fase do Estadual da séria B.

Logo no início, o Sampaio Corrêa pressionava e assustava o time Lusitano. Aos 3 minutos de jogo, o camisa 9, Marcelinho, levou perigo numa cabeçada que passou rente à trave direita.

Dois minutos depois, o mesmo Marcelinho quase abriu o marcador para os donos da casa ao chutar, livre, da entrada da área.

Aos 18 da etapa inicial, a defesa Lusitana falhou e Léo fez defesa milagrosa em chute do centro avante do Sampaio Corrêa.

Depois da parada técnica, a Lusa acordou e aos 27 minutos, cruzamento da esquerda de Jofre que Mineiro completou de cabeça para o fundo das redes do Sampaio Corrêa: 1 a 0 Portuguesa.

Ainda no 1º tempo a Portuguesa teve chance claríssima de ampliar sua vantagem: Jofre é derrubado dentro da área e o árbitro assinala pênalti. Na cobrança, Alan Jr bate no canto direito, mas o goleiro Diogo, do Sampaio Corrêa, defende.

Veio o 2º tempo e a Portuguesa voltou segura e buscando manter o resultado. Não corria riscos e tinha maior posse de bola.

Aos 10, em cobrança de falta ensaiada, Digão tocou para Jofre que cruzou e Alan Jr perdeu mais uma oportunidade de gol para o time da Ilha do Governador.

Para pior a situação do Sampaio Corrêa, aos 25 minutos da etapa complementar, Willian foi expulso, deixando a Portuguesa com 1 atleta a mais.

Os mandantes tentavam o empate, mas pouco produziram. Marcelinho era o jogador mais perigoso. Aos 31 minutos, a bola sobrou para ele dentro da área, mas o atacante chutou por cima da meta de Léo.

Um minuto depois veio o 2º gol Lusitano. Jogada em velocidade da Portuguesa, toque de calcanhar de Alan Jr para Digão que não perdoou e fez 2 a 0.

O Sampaio Corrêa diminuiu aos 40 do 2º tempo com Jader, mas a Lusa administrou bem a partida e não cedeu o empate, saindo de Saquarema com uma importante vitória para a sequência do Estadual.

Ficha Técnica:

Sampaio Corrêa 1 x 2 Portuguesa


Local: Lourival Gomes de Almeida - Saquarema

Dia: 16/04/11 - 15h30


Árbitro: João Ênnio Sobral

Assistentes: Francisco Ubirajara Neves Oliveira e Gilberto Stina Pereira


Gols: Mineiro e Digão (POR) e Jader (S.C.)

Sampaio Corrêa:

Diogo, Willian, Ricardo, Udson e Léo Fumaça; Ivo (Alex), Henrique (Jader), Chip e Leandro Melino; Marcelinho e Léo Marques (Rômulo)

Técnico: Renato Alvarenga

Portuguesa:

Léo, Davenilson, Alan Nicáceo, Cauê e Jofre; Pedrão, Mineiro, Anderson (Luan) e Digão; Givaldo (Jhonathan) e Alan jr (Tauan)

Técnico: Luizinho Rangel


Pelos juniores, Sampaio e Portuguesa ficaram no 0 a 0.

A próxima partida do clube Insulano será quarta, 20/04, às 15h30 contra o Quissamã na Ilha do Governador.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Geral da Lusa" - # 1

Caros leitores,

é com enorme prazer que apresento a vocês uma coluna semanal, escrita por Sergio Henrique, que trará fatos do dia-a-dia da Portuguesa e entrevistas extra-campo para os amantes de futebol e da Lusa Carioca. O intuito é apresentar uma visão do clube através de diversificados pontos de vista, segundo o próprio autor relata.

Hoje inauguramos a coluna entrevistando o Diretor de esportes de base da Lusa: Marcelo Barros.

Blog: Marcelo, mesmo diante das enormes dificuldades encontradas, qual o balanço que você faz dos primeiros meses a frente das divisões de base da Portuguesa?

Marcelo: Como se sabe, as dificuldades encontradas foram muitas. Existe uma carência muito grande em quase todos os aspectos. Uma deficiência de material, de recursos financeiro, de recursos humanos e etc. Mas não estou aqui para lamentar os fatos. Aceitamos a tarefa de trabalhar para reerguer o nosso amado clube e estamos completamente envolvidos na luta pela restauração e desenvolvimento da A. A. Portuguesa. Somos Portuguesa de coração e alma.

Blog: Diante deste quadro de carência, quais são as perspectivas para
o futuro do Clube?

Marcelo: Sou humano, posso acertar e errar, mas não podemos deixar passar esta oportunidade de batalhar para construir um futuro melhor para o clube. Já conquistamos algumas vitórias: uniformes de jogo e equipamentos de treinos, uma parceria com o Colégio Passaredo, bons jogadores tem procurado o clube para testes e experiências, por que acreditam que a Portuguesa está no rumo certo e esperam crescer conosco. Tenho a certeza de que muito breve a Portuguesa
estará revelando grandes talentos para o futebol do Brasil e até do exterior, o que nos dará um retorno financeiro para novos investimentos na base.

Blog: Você acredita que o time júnior possa chegar ao título deste ano?

Marcelo: Sinceramente, eu acredito. Sei que podemos sonhar alto e lutar para conquistarmos este título. Temos um bom time e ainda reforçamos com a descida do meia Bruninho, que é profissional, e desceu para dar experiência e qualidade ao juniores. Já solicitamos também, para as fases decisivas, a descida do atacante Alan Júnior e do volante Luan que vieram do Vasco e ainda têm idade de júnior. Assim tenho absoluta certeza que vamos brigar pelo título. Vamos acreditar e torcer. A Portuguesa vai voltar a ser grande!

sábado, 9 de abril de 2011

JUNIORES - Portuguesa vence o Céres e se mantém na zona de classificação

< O time juniores da portuguesa conseguiu uma boa vitória diante da frágil equipe do Ceres de Bangu e deu mais um passo rumo à próxima fase, com 4 pontos a frente do sexto colocado,CFZ, e um jogo a menos.

A equipe da Portuguesa, bastante modificada e com alguns desfalques, encontrou algumas dificuldades no início da partida.


Assim, o Céres que procurava se defender e buscar o gol nos contra-ataques, chegou a assustar em duas investidas perigosas, sendo todas elas paradas nas mãos do ótimo goleiro da Lusa, Douglas.


A partir da parada técnica, a Portuguesa voltou melhor e começou a dominar a partida, mas sem conseguir furar a retranca do adversário.

O jogo seguiu truncado e sem muitas chances de ambos os lados, até que, aos 27 minutos, a Lusa chegou ao ataque pela lateral do campo e em cruzamento para a área, o atacante Henrique finalizou de voleio, e no rebote, o camisa 11 da lusa, Willian, inaugurou o placar. Lusa 1x0 Ceres.

A partida seguiu morna e sem muitas emoções até o fim do primeiro tempo. Os times voltaram do intervalo sem nenhuma modificação.

O segundo tempo começou com as duas equipes sem muita inspiração. O jogo se desenrolava nas intermediárias e os times pareciam querer jogar no erro do adversário.


Até que, aos 11 minutos do segundo tempo, numa falta pelo lado direito do ataque, a portuguesa chegou a seu segundo gol. Bola cruzada na área e o zagueiro Arthur apareceu de surpresa e fez: Lusa 2x0.


A partir daí, o técnico da Portuguesa fez algumas alterações: entraram o lateral esquerdo, Alexandre, o atacante, Jocinei e o meia Bruno Sérgio.
O time da Lusa foi pra cima e tentou ampliar, mas sem sucesso.

Valeu pela vitória que coloca o time em boas condições para passar para a próxima fase.
A Lusa folga na quarta- feira e volta a jogar no sábado, quando enfrentará a equipe do Sampaio Corrêa, fora de casa.

Ficha Técnica:

Portuguesa 2 x 0 Ceres

Local: Luso Brasileiro
Dia: 09/04/11 - 13h15

Árbitro: Jorge Antonio Afonso Silva.
Assistentes: Paulo Canzellote e Rodrigo francisco Reis A. da Cruz

Gols: Willian e Arthur (POR)


Portuguesa:

Douglas, Yan, Élvis, Caio e Jonatas; Arthur, Jeferson, Ronan e Victor; Henrique e Wollian (entraram Alexandre, Bruno Sergio e Jocinei).

Técnico: Robertinho


Ceres:

Wendel, Ruan, Jean, Alessandro e Gabriel; Tiago, Felipe, Washington e Alan; Douglas e Jhony (entraram Alex, Willian e Adriano)
Técnico: Danilo Lopes. >


Matéria por: Sergio Henrique

Portuguesa empata em casa com o Ceres

< Enfrentando, em casa, o 2º colocado do grupo B, o Céres, a Portuguesa Carioca ficou no empate por 0 a 0.

Foi um jogo movimentado e com os dois times sempre buscando o gol. A Portuguesa, sobre tudo no 1º tempo, atacava mais, mas a zaga do Ceres neutralizava bem as investidas Lusitanas. Por parte da Lusa, o goleiro Léo atuava de forma segura.

Logo aos 9 minutos de jogo, a equipe da Ilha colocou uma bola no travessão. A favor do vento, Digão cobrou falta de fora da área que levou perigo à meta adversário, parando no travessão.

Aos 23 minutos, a oportunidade mais clara de gol do time Insulano: cruzamento da direita de Givaldo que Jéfferson, sem goleiro, bateu pela linha de fundo.

No último lance dos primeiros 45 minutos, mais uma chance Lusitana de abrir o marcador. Novamente bola cruzada por Givaldo da direita que Jéfferson cabeceou, livre, para fora.

Veio a etapa final e a Lusa não voltou com a mesma disposição do 1º tempo, pelo menos nos minutos iniciais.

Aos 2 minutos, o Ceres teve uma chance perigosa: cruzamento de João que o goleiro Lusitano, Léo, interceptou e a zaga da Portuguesa completou afastando a bola da sua pequena área.

Parecia que o Ceres começava a gostar mais do jogo e, em bela jogada coletiva, num toque de bola rápido, João bateu de dentro da grande área, mas o arqueiro Léo, atento, defendeu.

A partir daí, a Lusa acordou. E aos 19, o atacante Jéfferson perdeu mais uma oportunidade de gol, quando do bico da grande área, sem marcação, chutou para fora.

O time da Ilha do Governador pressionava. Em belo passe de Rodrigo Nunes, Digão chutou forte e colocado obrigando o goleiro Léo Flores, do Ceres, a praticar excelente defesa, colocando a bola para escanteio.

Para piorar a situação dos visitantes, aos 33 minutos do 2º tempo, o zagueiro William, que já tinha amarelo, foi expulso.

Ainda deu tempo da Portuguesa Carioca perder mais um gol com Givaldo que, ao receber cruzamento de Digão, tentou pegar de voleio, mas bateu mal na bola, desperdiçando a última oportunidade Lusitana de sair com mais 3 pontos na classificação.

Com o resultado, a Lusa chega agora aos 19 pontos na competição e se mantém na 5ª colocação.

Ficha Técnica:

Portuguesa 0 x 0 Ceres


Local: Luso Brasileiro - Ilha do Governador

Dia: 09/04/11 - 15h30


Árbitro: Bruno Arleu de Araújo Assistentes: José Carlos Batista de Arruda e Diego Passareli Lourenço

Portuguesa: Léo, Fabinho (Rodrigo Nunes), Pedrão, Cauê e Jofre; William, Mineiro (Luan), Anderson e Digão; Givaldo e Jéfferson (Alan Júnior).

Técnico: Luizinho Rangel

Ceres:

Leó Flores, Índio, Daniel, William e Diego; Arthur, Eudes, Beto (Kleiton) e Douglas Silva; João (Cláudio) e Leandrinho (Maicon).

Técnico: Nelson Araújo.

Na próxima rodada, a Portuguesa ficará de folga, voltando a entrar em campo somente no próximo sábado, dia 16/04, contra o Sampaio Corrêa, em Saquarema. >

quarta-feira, 6 de abril de 2011

JUNIORES - Lusa perde para Artsul

Fico muito feliz de informá-los que agora tenho uma enorme ajuda na cobertura da Portuguesa para o blog. Conto agora com o colaborador Sergio Henrique que escreverá as matérias dos jogos da categoria júnior. Desde já agradeço enormemente a ele pela colaboração.

< O jogo começou muito equilibrado, com as jogadas sendo disputadas na intermediária e sem muito perigo para os goleiros de ambas as equipes.

Aos 5 minutos, o lateral Alexandre cruzou na área mas a defesa do Artsul rebateu sem muita dificuldade. O jogo seguiu sem muitas emoções com os dois times muito fechados e sem poder ofensivo.

Após a parada técnica o Artsul parece ter despertado e partiu para o jogo, aos 27 o atacante Patric Figueira invadiu a área, limpou a jogada e marcou um belo gol ; Artsul 1x0.

Aos 38 minutos, o meia atacante da Portuguesa Bruno Sérgio, que vinha de contusão, sentiu e e deu lugar para o camisa 17, Jonatan. O time pareceu sentir a saída do seu camisa 10 e cedeu espaço no seu meio campo, aos 43, o goleiro Douglas fez defesa milagrosa quando o atacante camisa 9, Vinicius, do Artsul, ficou livre diante dele.

O segundo tempo começou como terminara o primeiro. O Artsul tentava ampliar o placar, enquanto a Lusa buscava no contra- ataque a oportunidade de empatar o jogo.

Aos 13 minutos, saiu o lateral direito Felipe e entrou o camisa 13 Yan. Aos 20, novamente o Artsul chegou com perigo com o atacante Patrick Figueira finalizando à esquerda do gol de Douglas.
Como água mole em pedra dura tanto bate até que fura...aos 25 minutos o camisa 9 do Artsul invadiu a área se livrou da zaga e marcou um golaço. Artsul 2x0.

Aos 32, o atacante da Lusa, Baiano, que acabara de entrar, penetrou na área e sofreu pênalti, Jonatan cobrou e fez, Artsul 2 x 1 Portuguesa.

O Artsul não se abateu e partiu para cima, e aos 36, numa invertida de bola da esquerda para a direita o meia Gustavo do Artsul dominou livre, e marcou mais um gol. Artsul 3x1 Portuguesa.

A Lusa buscou mas não encontrou forças para reagir, diante do bom time do Artsul.

Resta agora a Lusa que estava sem perder há 4 rodadas, buscar a vitória diante do Ceres, sábado, no Luso- Brasileiro. O time ocupa a quinta posição na classificação.

Ficha Técnica:

Artsul 3 x 1 Portuguesa

Local: Austin
Dia:06/04/11 - 13h15

Árbitro: Leandro Lima e Silva
Assistentes: Diego José Araújo e Eliezer Arsênio Ozório

Gols: Patrick, Vinícius e Gustavo (ART) e Jonatan (POR)

Artsul:
Diego, Tugão, Flávio, Celestino e Renatinho; Patrick, Gustavo, Moiséis e Paulinho; Vinicius e Patrick Figueira.
Técnico: Hermonzinha de Souza

Portuguesa:
Douglas, Felipe, Élvis, Caio e Alecandre; Parreiras, Ruan, Ronan e Bruno Sérgio; Henrique e Vitor.
Técnico: Robertinho
>

Contra o Artsul, Lusa reencontra a vitória

Após 4 rodadas sem saber o que é conquistar os três pontos, a Lusa voltou a vencer na tarde desta quarta-feira, quando venceu o Artsul por 2 a 1.

A Portuguesa lutava para se manter dentro da zona de classificação à próxima fase (os 5 melhores de cada grupo) enquanto o adversário segurava a lanterna.


Apesar das aspirações distintas de ambas as equipes, o jogo não teve grande superioridade da equipe Insulana. O placar foi apertado e a Lusa só conseguiu o gol que lhe daria a vitória aos 36 minutos da etapa final.


O 1º gol da partida aconteceu aos 23 minutos do 1º tempo e foi da Lusa Carioca: o lateral direito Davenilson cruzou e Mineiro completou de letra para o fundo das redes do goleiro Igor.


Porém, jogadores e torcedores Lusitanos não puderam comemorar por muito tempo. Isso porque o Artsul chegou ao empate, aos 29, em cobrança de pênalti sofrido por Lino que Diego Alves bateu e converteu.


O alívio e o reencontro com a vitória por parte da Lusa só veio aos 36 minutos do 2º tempo. Lançamento de Digão para Jefferson que tocou na saída do goleiro do Artsul, fazendo 2 a 1 para a Portuguesa.


Com o resultado, a Lusa chega aos 18 pontos, mantendo a 5ª colocação.

Ficha Técnica:
Artsul 1 x 2 Portuguesa

Local: Austin
Dia: 06/04/11 - 15h30


Árbitro: Daniel Wilson Barbosa de Castro

Assistentes: Luciano Santos de Lima e Ivan Silva Araújo


Gols: Mineiro e Jéfferson (POR) e Diego Alves (ART)


Artsul:
Igor; Senra (Mardônio), Dão e Robson; Izaque (Bruninho), Ramon, Rodrigo, Diego Alves (Denis) e Baiano; Lino e Rodrigo Carioca.
Técnico: Rogério Pina.

Portuguesa:
Léo; Davenilson (Fabinho), Pedrão, Allan Nicácio e Jofre; Anderson Kunzel, William, Mineiro (Rodrigo Nunes) e Digão; Givaldo (Alan Júnior) e Jefferson.

Técnico: Luizinho Rangel.


No próximo sábado, a Lusa pega o Céres, em casa, às 15h30.